Conheça os benefícios da energia eólica e onde instalar os equipamentos necessários para a produção de energia elétrica a partir da força do vento

Conheça os benefícios da energia eólica e como instalar os equipamentos necessários para a produção de energia elétrica a partir da força do vento

A energia eólica é mais uma alternativa sustentável de gerar energia elétrica sem comprometer  o meio ambiente. 

Confira neste artigo o que de fato é a energia eólica e como ela pode ser uma alternativa sustentável de geração de energia elétrica para áreas urbanas e rurais.

O que é energia eólica

A energia eólica é mais um tipo de energia limpa produzida a partir da força dos ventos. 100% sustentável, a energia eólica não agride o meio ambiente e é totalmente renovável, já que sua fonte principal é um recurso inesgotável.

Segundo a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, a energia eólica já é a terceira maior fonte de energia do Brasil, uma alternativa importante para complementar o sistema de geração de energia do país e reduzir a dependência das usinas hidrelétricas, principalmente em períodos de escassez hídrica. 

Principais vantagens da energia eólica:

A  energia eólica além de não emitir poluentes na atmosfera durante o processo de produção, possui diversas vantagens que vão desde a preservação ambiental até a geração de empregos. 

Os principais benefícios de se investir em energia eólica são: 

  • fonte de energia renovável;
  • utiliza um recurso natural e inesgotável;
  • reduz a dependência de combustíveis fósseis;
  • contribui para diminuição da emissão dos gases do efeito estufa.

Como é gerada a energia eólica

A energia eólica é produzida através da instalação de turbinas eólicas, mais conhecidas como aerogeradores, responsáveis por captar a força do vento e, de forma mecânica, transformá-lo em energia elétrica. 

Os aerogeradores são instalados em zonas ventosas, geralmente em locais de maior altitude, onde os ventos predominam. Rios e mares também são locais propícios para instalação das turbinas eólicas.

Tipos de sistemas eólicos

Atualmente, existem três tipos de sistemas eólicos capazes de captar a energia cinética dos ventos e transformá-la em energia elétrica, são eles: 

  • Sistema isolado: armazena a energia do aerogerador em baterias estacionárias, evitando que falte energia caso a turbina pare de funcionar;
  • Sistema híbrido: é, geralmente, de de origem fotovoltaica ou de geradores elétricos de diesel e biodiesel;
  • Sistema interligado à rede: insere a energia produzida pelos aerogeradores na rede elétrica pública. 

Como instalar um sistema de aerogeradores

Os aerogeradores podem ser encontrados tanto em grandes parques eólicos quanto em locais de tamanho reduzido como residências, condomínios, áreas rurais, empresas ou indústrias. 

No entanto, a instalação das turbinas deve ser realizada de maneira segura, por meio de um projeto específico e que atenda as necessidades da região.

Pensando nisso, a INOVABRAS conta com uma equipe especializada formada por profissionais habilitados e técnicos qualificados. 

Nossos projetos são personalizados, de acordo com a necessidade de nossos clientes, e executado com toda segurança exigida pelos órgãos fiscalizadores. 

Clique aqui e solicite o seu orçamento.  

× Podemos te ajudar?